Pular para o conteúdo

Entenda o que são e como funcionam as criptomoedas

As criptomoedas são formas de dinheiro digital que tem variações de preço atualizadas a cada milissegundo não permanecendo em um preço fixo, essa variação é vista e analisadas através de gráficos por trades, tanto pessoal quanto institucional. Utilizam criptografia para garantir transações seguras e controlar a criação de novas unidades não é controlado por nenhum governo ou instituição financeira central.

. Aqui estão algumas informações importantes sobre criptomoedas:

  • Bitcoin: O Bitcoin (BTC) foi a primeira criptomoeda e ainda é a mais conhecida e valiosa. Foi criado por uma pessoa ou grupo de pessoas sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto em 2009. O Bitcoin é descentralizado, o que significa que não é controlado por nenhum governo ou instituição financeira central.
  • Blockchain: A maioria das criptomoedas, incluindo o Bitcoin, opera em uma tecnologia chamada blockchain. O blockchain é um registro público de todas as transações que já ocorreram na rede. Isso garante a transparência e a segurança das transações.
  • Altcoins: Além do Bitcoin, existem milhares de outras criptomoedas, conhecidas como altcoins. Algumas delas, como Ethereum (ETH), Ripple (XRP) e Litecoin (LTC), ganharam popularidade significativa. Cada altcoin pode ter recursos e casos de uso únicos.
  • Mineração: A maioria das criptomoedas, incluindo o Bitcoin, é criada por meio de um processo chamado mineração. Isso envolve a resolução de complexos problemas matemáticos por computadores altamente especializados. Os mineiros são recompensados com novas moedas por seus esforços e pela validação das transações na rede.

É possível falsificar criptomoedas?

Moedas em geral, metais preciosos e outros itens podem ser falsificados. Mesmo o ouro e prata, um ativo escasso, pode ser falsificado. E o Bitcoin é considerado o ouro digital no entanto não é possível falsificar o bitcoin devido às características de seu protocolo, que impedem que uma pessoa realize um ataque conhecido como duplo gasto. Ou seja, uma operação fraudulenta na qual um usuário tenta gerar duas ou mais transações a partir de uma mesma operação.

A rede permite que apenas sejam adicionados à blockchain transações que nunca foram gastas antes e que possuem uma assinatura válida. Se um usuário realizar duas transações com a mesma moeda, no momento em que uma dessas duas transações for confirmada, a seguinte não será mais válida por simples regras de consenso.

Mineradores garantem que não é possível falsificar o bitcoin Todas essas regras operacionais estão programadas, mas a resistência à falsificação não depende de um código ou de uma solução matemática, mas dos mineradores. Esses agentes, que são máquinas com alto poder de processamento, verificam as transações em espera aleatoriamente e não confirmam as transações já gastas porque violam o consenso

Como comprar criptomoedas

Recentemente, alguns sites e aplicativos também passaram a permitir que seus clientes comprassem moedas virtuais pela plataforma. Essa iniciativa busca trazer mais agilidade para o processo de negociação, visto que a compra pode ser feita dentro do site ou aplicativo.

As principais empresas, hoje, que estão atuando com isso no Brasil são carteiras digitais e instituições financeiras certificadas, como:

  • Mercado Pago.
  • Méliuz.
  • 99Pay.
  • Em breve, a XP Investimentos e a Nubank também irão trabalhar com a venda de criptomoedas diretamente em seus aplicativos.

Basicamente, o cliente pode adquirir fragmentos de moedas utilizando seu saldo na carteira. Como são moedas digitais, a transação se torna mais simples e rápida. Além disso, caso recebam autorização da CVM para negociar esses ativos, o processo será seguro e autenticado pelos órgãos responsáveis.

Dentro das carteiras digitais, já é possível realizar a compra de criptomoedas, e o cliente pode conferir o passo a passo na própria plataforma, sem precisar converter seu dinheiro ou criar uma conta em corretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *